Metamorfose do papai


Queira ou não, a verdade é que a transformação do homem em pai é muito diferente com a da mulher em mãe. Elas se tornam a partir da fecundação, a descoberta da gravidez é apenas o momento em que o cérebro recebe a informação, mas os hormônios e sentimentos já estão ali, afinal dentro de seu ventre está uma nova vida, coisa que nunca saberemos como é.
E nós levamos tempo, passando por uma mudança facilmente explicada pela metamorfose.

Nos primeiros 15 dias de descoberta somos como os ovos deixados nas folhas, apenas na inércia da felicidade e aprendendo a amar. Ao contrário das mulheres o nosso amor não surge com o bebê, ele começa ali para aumentar gradativamente, a medida que as coisas vão acontecendo.

Logo que saímos desse estágio passamos a lagartas, onde ficamos por cerca de 8 meses em busca de uma boa alimentação (logo nós que nunca soubemos se uma verdura está boa ou não), nos tornamos vigias das balanças, fiscais de horários dos medicamentos e até causando "alergias" em determinados momentos por questões de proteção e preocupação.

Quando enfim chegamos ao ponto em que o casulo está pronto e ficamos ali por mais 15 dias, talvez um pouco mais ou até menos, esperando o momento exato em que ele finalmente vai se abrir, onde a lagarta já virou borboleta e nós que deveríamos ser pais formados, somos apenas mais um desengonçado que não sabemos nem como segurar um bebê e passaremos agora a ser responsáveis por aquele pequeno "projeto de gente", conhecendo cada dia mais um amor que nunca sentimos e que continuará a aumentar.

Há quem diga que essa transformação em pai leva anos, eu já acho que ela deve durar a vida toda.
Mas o certo é que cabe a nós decidirmos isso, preferimos ser essa "metamorfose ambulante" ou "ter aquela velha opinião formada sobre tudo"?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eita bolsa!

Naaasceeu!! (texto com quase um ano de atraso, o nascimento foi em 18/12/2018)

Curso de pai